A tendência nas estações frias é ingerirmos alimentos gordurosos, mas é super importante manter uma alimentação saúdavel com frutas e verduras. Além de saciarem a fome, as frutas possuem um baixo teor calórico, ajudando a manter a saúde e a forma. Aqui vai uma listinha com as melhores frutas para o inverno e os benefícios que cada uma delas traz.
Abacate
Banana
Caqui
Framboesa
Goiaba
Laranja
Maçã
Manga
Morango
Uva
Abacate
Tem gente que foge dessa fruta por considerá-la calórica. Bem, é verdade. Meia porção contém quase 200 calorias, o que equivale a um pãozinho ou um brigadeiro. Mas as calorias do abacate são pra lá de benéficas: 85% delas provêm das gorduras monoinsaturadas, que limpam as artérias e melhoram a saúde do coração. Estudos mostram que essas gorduras também contribuem para reduzir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (HDL). Se você está tentando perder peso, não exagere. Meio abacate por dia é mais do que suficiente.
Banana, goiaba e manga
A banana vai manter você no pique para praticar exercícios mesmo naqueles dias gelados, quando a preguiça vem com força total. Por ser fonte de carboidratos e potássio, ela fornece energia para os músculos trabalharem a todo o vapor e previne as indesejadas cãibras. A goiaba tem vitaminas A, B1, C, ferro, potássio e cálcio. Quer mais uma razão para consumi-la durante o inverno? Ela também é rica em licopeno, substância avermelhada (daí a cor) que protege a próstata. E a manga vai evitar que você fique com aquela tosse de cachorro que acompanha algumas gripes. Isso porque, além de vitaminas A, B e C, ela faz efeito expectorante.
Caqui
Essa fruta, típica da região Sul, costuma enganar à primeira vista. É que, por ser muito suculenta, todo mundo pensa que é extremamente calórica. Na verdade, o caqui contém 80% de água! As fibras e os minerais, como cálcio e ferro, respondem pelo restante da composição. Resultado: faz o intestino trabalhar, deixa os ossos fortes e auxilia na produção de glóbulos vermelhos, as células vermelhas do sangue que levam o oxigênio até os órgãos e tecidos. Assim como o morango e a framboesa, ele também é fonte de licopeno, que protege a próstata.
Morango e framboesa
Quando o tempo esfria, não é nada fácil manter o nosso sistema imunológico bem estabilizado, porque as oscilações de temperatura podem desestabilizá-lo, deixando a gente vulnerável a gripes e resfriados. As frutas vermelhas, como o morango e framboesa, erguem uma barreira contra os microorganismos e têm propriedades antioxidantes (retardam o envelhecimento das células e combatem os radicais livres que desencadeiam doenças degenerativas, como o câncer). Também têm protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e limpa as toxinas do corpo.
Uva, laranja e maçã
Este é um trio capaz de promover uma verdadeira faxina no corpo. Essas frutas facilitam a digestão, melhoram a circulação e mandam embora as toxinas. As uvas hidratam e combatem os efeitos danosos do frio, que costuma deixar a pele e os cabelos secos e sem vida. A laranja também é fonte de vitamina C, mantendo você longe de gripes e resfriados. Já a maçã age como antioxidante, retarda o envelhecimento e aumenta as defesas do organismo contra doenças. Saiba que, para o efeito ser completo, é importante consumir as cascas da maçã e de todas as outras frutas em que isso seja possível. Além de conter fibras, geralmente é na casca que fica depositada a maior parte dos nutrientes.
E aí o que acharam? Me digam nos comentários..
Beijos
Fonte: Revista Men's Health - Julho/2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário